As redes sociais, por sua vez, se transformaram em uma grande ferramenta de interação entre as pessoas. Nelas, é possível conversar em tempo real, enviar mensagens, gravar vídeos, compartilhar músicas e fotos, criar um debate sobre algum tema, organizar eventos, divulgar produtos e até fazer compras.
Por todos esses motivos, as empresas precisam, cada vez mais, estar engajadas e sintonizadas com essas grandes e rápidas transformações que acontecem. Pensando nisso, grande parte delas possui páginas nas redes sociais e também alimentam blogs com conteúdo.
Diante desse cenário vocês sabiam que cada postagem possui uma vida útil?
Facebook: 5 horas
Se você acha que para sua empresa ter uma boa presença no Facebook a melhor estratégia é fazer o maior número de postagens por dia, talvez você precise rever essa estratégia. Grandes empresas multinacionais, com milhões de seguidores em todo o mundo, costumam fazer apenas uma postagem por dia no Facebook. Uma pesquisa realizada pela SocialBakers mostrou que quando é realizado mais de um post por dia, as reações e likes caem mais da metade (57%) e a quantidade de comentários diminuem drasticamente para 78% quando comparado ao primeiro post.
Instagram: 21 horas
O comportamento do Instagram é semelhante ao do Twitter, ou seja, o perfil vê todas as publicações das pessoas que ele segue. Para aumentar a vida útil e, consequentemente o alcance de cada publicação, não se esqueça de usar as hashtags. Entretanto, diferentemente do Twitter, não é aconselhável realizar mais que três postagens por dia para que os seguidores não enjoem dos seus conteúdos. Uma vez ao dia está de bom tamanho.
Twitter: 18 min
Com o Twitter as estratégias são bem diferentes. Nessa rede social, o feed de notícia se comporta de uma maneira distinta. As postagens costumam desaparecer rapidamente. Por tanto, a frequência de postagem no Twitter precisa ser maior. Duas estratégias são as mais comuns: a primeira aconselha a fazer posts mais estratégicos, de 3 a 5 vezes por dia; já na segunda estratégia a quantidade é o que importa para que sua empresa esteja sempre no feed. Nesse caso, algumas empresas realizam mais de 30 postagens diárias. Claro, com uma equipe totalmente dedicada.
YouTube: 20 dias
Já no YouTube como podem ver, o tempo de postagem dura muito mais, sendo em torno de 20 dias. Isso quer dizer, que você tem um tempo mais hábil para realizar outra postagem, porém, vale ressaltar que, quanto mais atualizado, o engajamento com toda certeza sobe.